segunda-feira, 8 de abril de 2013

Mundo da Leitura para a Leitura do Mundo

Livro: Mundo da Leitura para a Leitura do Mundo Autor: Marisa Lajolo - ed. Ática Segundo a autora, lê-se para entender o mundo, para viver melhor. Em nossa cultura, quanto mais abrangente a concepção de mundo e de vida, mais intensamente se lê...que pode e deve começar na escola, mas não pode (nem costuma) encerrar-se nela. "Do mundo da leitura para a leitura do mundo, o trajeto se cumpŕe sempre, refazendo-se, inclusive, por um vive-versa que transforma a leitura em prática circular e infinita. Como fonte de prazer e de sabedoria, a leitura não esgota seu poder de sedução nos estreitos limites da escola_. Diz ainda, que constitui uma espécie de profissão de fé, nessa aposta o que tem discutido ao longo dos eventos que motivaram os textos aqui reunidos."

quinta-feira, 4 de abril de 2013

A moeda e o Idiota


        Era uma vez... 
 
                          A Moeda e o Idiota

   Conta-se que numa cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia. Um pobre coitado, de pouca inteligência, vivia de pequenos biscates e esmolas.
   Diariamente eles chamavam o idiota ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas: uma grande de 400 RÉIS e outra de 2.000 RÉIS. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.
   Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos.
   -Eu sei, respondeu o tolo. “Ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda."
   Reflexão: Podem-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa.
   A primeira: quem parece idiota, nem sempre é.
   A segunda: quais eram os verdadeiros idiotas da história?
   A terceira: se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.
   Mas a conclusão mais interessante é: a percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito.
   Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas sim, quem realmente somos.
   O maior prazer de um homem inteligente é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente.
   Preocupe-se mais com sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e sua reputação é o que os outros pensam de você.
   E o que os outros pensam... é problema deles.

                                                                    
                                                                                                         ( Fonte: Comarca de Garça, 21/03/2013-pág.2 by, Arnaldo Jabor)                         

Objetivos deste Blog

    Os objetivos deste Blog são abrangentes e pretendem atingir os diferentes níveis de leitores. Percebendo a importância da leitura em todos seus aspectos, propomos um trabalho de incentivo a leitura; a fim e que os alunos conheçam os diferentes objetivos da leitura e tenham um maior acesso à diferentes portadores de textos, especialmente despertar e incentivar o interesse pela leitura.
   A fim de, aprimorar o aluno ao universo escrito para que consigam manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionar textos e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler.